domingo, 21 de junho de 2009

PERGUNTAS JORNALÍSTICAS

Jornalismo, então, não precisa de teoria? Melhor: nem tem teoria, certo?
Também não envolve técnicas de reportagem e apuração?
Não existem critérios de noticiabilidade, estudos sobre os diferentes textos, a legislação específica?
O que se estuda, então, é dispensável?
O ambiente universitário e o contato com o meio jornalístico – através das aulas e dos professores – também não formam ninguém?
Ah, e ser jornalista é só saber escrever?
Não precisa nem saber as diferenças entre os meios e as mensagens?
Dispensável escrever texto, discutir com colegas, participar de palestras com fotógrafos, escritores, editores, repórteres?
E, se é para dar espaço para que todos tenham liberdade de expressão – e não apenas os jornaleiros – como é que vão ficar as colunas, artigos, comentaristas, e cartas escritas que já garantem espaço diário às pessoas “da sociedade em geral” se manifestarem?
Dizer que existem péssimos jornaleiros e faculdades toscas é suficiente para questionar a formação universitária?
Se o curso de jornalismo vai encolher, consequentemente, as pesquisas sobre os meios de comunicação também vão diminuir? Será que a idéia é essa?
Ou será que o objetivo é voltar àquela ideia inocente de que os fatos não são construídos: eles apenas refletem a realidade de cada um que puder se expressar.
Notícia é papo sério, e precisa saber o que é para poder saber fazer.

3 comentários:

Iara Krica disse...

Márcia querida, concordo plenamente com vc...Jornalismo não é só técnica,é muito mais, é conhecimento.Estou muuuuito feliz por ser JORNALISTA e com J maiúsculo...

bjkas linda.

william disse...

ACHO QUE AGORA É A HORA DE VCS JORNALISTAS MOSTRAREM O PORQUE DE TEREM FEITO UMA FACULDADE DE JORNALISMO.COM PESQUISAS E ARGUMENTOS CONVINCENTES PARA QUE NÃO FIQUE NENHUMA DÚVIDA DA NECESSIDADE DE ESTUDARMOS SEJA LA O QUE FOR.POIS TENHO CERTEZA QUE TUDO PROVEM DE ESTUDOS.

Marcella Moreira disse...

Oi Má!
Obrigada por ter passado em meu blog e comentado. Brigadinha mesmo...principalmente por ter gostado do texto, rs.
Na semana passada também postei sobre a questão do diploma... que frustração! Depois disso nem escrevi mais nada - momento de desânimo. Eu sou bolsista pelo Pro Uni. "Mesmo" fazendo Unip tinha orgulho de ter conseguido o tão sonhado curso de jornalismo. Fico imaginando quem batalhou um monte pra entrar na Unesp, por exemplo. Mas o caso aqui não é a comparação entre as intituições, mas o brilho que roubaram de nossa profissão. Tomara que a prática prove o que o Supremo não conseguiu.Hj temos reunião com a Maria Cecília para conversar sobre o futuro do curso. Tomara que ocasião sirva pra elevarmos o padrão das aulas, pois aulas como as suas são raras! E o surto de nova gripe aí em Londrina? É na UEL ou Unep que as aulas pararam? Acho que as duas né.
Bom, já escrevi um monte... mas, sobre o nosso blog, caso não consiga ver no internet explorer, tente abrir pelo Mozila ou Chrome.
Bjnhs ;)