sexta-feira, 26 de junho de 2009

O meu Michael

Eu tinha o LP Thriller e usava seus botons na jaqueta e mochila. Imitava seus passos e dançava suas músicas – inclusive as “lentas”. Compunha, com minha irmã, a dupla Paul e Michael para dublar “Say Say Say”. No videoclipe, eles andavam em uma carroça no meio do campo e eu já adorava o Beatle. O Jackson mais pop ainda tinha seu cabelinho Chitãozinho e Xororó crespo.

Quando o clipe de "Thriller" foi transmitido pelo Fantástico, o apresentador (não lembro quem era, mas o YouTube deve lembrar) avisou que seriam cenas fortes. Isso em 1983, e eu tinha apenas 9 aninhos. Família reunida na sala e todos ficamos atormentados com as imagens daquilo que era quase um curta-metragem musical de terror. Resultado: não consegui dormir à noite. Que me lembre, minha irmã também ficou acordada.

Ainda na década de 80, veio uma notícia de que Michael tinha uma doença grave: lupus. Eu, a Mi e nossos vizinhos nos reunimos para ouvir o álbum que tanto amávamos e chorar... Depois, terminamos a tarde imitando seu moonwalking move, tão famoso, e a coreografia maluca de "Beat It", música que, poucos anos depois, eu iria dançar em uma apresentação de jazz da professora Sally.

Também foi pauta da minha infanto-adolescência o acidente em uma gravação, que fez com que Michael queimasse o cabelo e entrasse em um processo de auto-degeneração. Lembro certinho que peguei uns fios da minha cabeça e queimei, só para ver o que acontecia. E me entristeci horrores quando vi como o cabelo queima rápido e como cheira mal.

Este foi o meu only Jackson.

A lembrança mais recente foi dançar “Billy Jean” em ritmo bem lento, levado pelo J.J.Jackson, em Bauru mesmo, com meu querido amigo Fabrício no Santa Madalena.

Acho que ele deveria ser enterrado de calças curtas, meia branca, sapatos pretos, com a manga do casaco puxada até quase o cotovelo, óculos Ray-ban, cabelo cacheado caindo na testa e as mãos devidamente posicionadas vocês sabem onde.


ANEXO: http://www.youtube.com/watch?v=9r_sffBTqFI
Música linda de Caetano com versão de "Black or White" do Michael Jackson. Vale a pena. São duas músicas em uma.