segunda-feira, 8 de junho de 2009

FILOmenal!

Minha primeira noite no FILO (Festival Internacional de Londrina). O argentino Daniel Veronese trouxe para a cidade “La Noche Canta Sus Canciones”, um drama de um casal se separando. Fui criada sem teatro, o que faz com que me emocione com aquela coisa tão viva na minha frente.
Falado todo em espanhol, de forma natural e angustiante para quem não é fluente na língua, a peça mostra que a linguagem do teatro é universal, com suas paradas, seus momentos de ápice, tensão, comédia. Mesmo não entendendo vários trechos, senti tudo.
O trágico e cômico de Veronese refletem a dor da separação. Envolvendo os sogros, o filho e o amante da mulher, o casal passa por todos os estágios do rompimento, da emoção à reconciliação, do tédio ao tapa. Por fim, a morte – que espera todos os casais, mais cedo ou bem mais tarde.
O bonito foi que, quando entramos, os atores já estavam ali em seus lugares. E, mesmo quando não contracenavam, mantinham-se sentados na lateral do palco, como se também assistissem à peça. Sim, somos todos espectadores e atores de relacionamentos falidos. E de nós mesmos.

Um comentário:

Dani Guedes disse...

Ai Má, te amo tanto.
Vc. é uma das pessoas mais sensíveis que conheço!
E eu admiro tanto a sensibilidade!... vc. sabe.
Li tudinho, tudinho.
Só não deu pra ver os mais antigos, mas gosto de saber dos seus sentimentos, do que passa... para o resto da vida.
Saiba que estou te acompanhando, viu?
Sua Dani, sua Clara e seu Beto.