sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

os meus formandos

Um dos maiores prazeres em dar aula é a reciprocidade. Na sala de aula, mais do que em uma redação de jornal, ela realmente acontece. Por isso que sempre me choca quando ouço um professor generalizando os alunos, ou realmente não gostando dos ouvintes que se deslocam, toda semana, para nos ver falar, escrever, questionar, julgar cada um deles.

Felizmente, não sofro desse mal. Monto aula com todo prazer do mundo. Tenho dia agendado para isso. Raramente fui para a faculdade desanimada nesses anos de docência. Mais do que isso: sempre saio de lá com uma energia revigorada, ativada, estimulada. É o meu palco.

E lá, na frente dos alunos, eu aprendo sobre as coisas e sobre mim mesma. Aprendo a ouvir e aceitar as diferenças comportamentais. Acima de tudo, eu aprendo que, quem dá, recebe.

Na Unip, tive encontros felizes de reciprocidade, eternizados por duas festas surpresas no meu aniversário, com direito a presentes, frases bonitas, bolo, um buquê de alface, abraços sinceros e bexigas... Quem não se derrete em ver como os alunos se mobilizaram para te fazer uma surpresa tão feliz?

Ontem, tive outra surpresa emocionante: serei a professora homenageada da turma de jornalismo que está se formando. Fiquei com eles só dois semestres, mas tenho em cada um, um carinho especial.

Em todas as faculdades que trabalhei, acabei participando da formatura dos alunos de alguma forma. Fui paraninfa na Fema (em Assis), na USC e na Unesp, em momentos dos quais nunca me esquecerei.

O cerimonial de maior proporção, no entanto, foi quando me elegeram patronesse da FAAC, representando todos os alunos de humanas da Unesp. Era tanta gente lotando o Anfiteatro Guilhermão, e eu sentada naquela mesa de professores que foram também meus mestres...
De beca, com toda a formalidade e importância do evento, tive um dos momentos de maior emoção na minha vida. Proferi um discurso com calma, olhando para meus alunos ali, vários deles chorando, com placas chamando meu nome, com flores e fotos.
A formatura da Unesp é linda... linda.

Ser homenageada agora na Unip não poderia ser melhor...
Aluno, definitivamente, não é leitor reclamão!
É, sim, o verdadeiro receptor.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu acho que você tem algo com a nossa turma também.