quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

HARESHAR

Não sei se é assim que se escrever, mas é assim que se lê.

Hareshar é uma expressão árabe que meus avós usavam - e minha mãe sempre repetiu - quando algo se quebrava dentro da casa. Significa algo como: "deixa quebrar... que todo mal saia dessa casa". É como se você permitisse que o objeto caído fosse embora porque ele vai levar qualquer coisa de ruim que estiver pairando por ali.
A receita é nunca lamentar pelo que se foi...

Há pouco mais de um ano, tive uma época de esbravejar hareshar sempre... As coisas caíam enlouquecidamente na minha casa. Cinzeiros, taças, copos, enfeites e até a tampa de uma panela de vidro quebrou nesse apartamento. Hareshar, hareshar, hareshar...

Há tempos eu não quebrava nada...
Não sei se é porque estou mais centralizada, mais focada, mas os vidros da minha casa permaneceram intactos 2008 inteiro. Mas, isso, eu só percebi hoje cedo, quando quebrei minha caneca das mais antigas. Comprei em Nova York, logo que cheguei lá para estudar. Tinha parte do mapa de Manhattan, e justamente a parte onde estava o apartamento que morei, na esquina entre a rua 13 e a 3a. avenida.
O East Village, indicado pela minha querida Lorinha, foi uma casa incrível, e o lugar que abriga duas faculdades ótimas, a NYU e a New School (também indicação da Van).
O mais incrível é que, anteontem, eu estava sapeando nos sites dessas faculdades, procurando emprego, bolsa de estudos, esperança... Por isso quase fiquei triste, mas logo soltei um hareshar, limpei os restos e direto no lixo.

Servi muitos cafés para quem eu gosto com essa caneca, minha companheira de todas as manhãs... Sem nenhuma trinca, perfeitamente intacta, a mug sobriveu às minhas mudanças todas desde 1998. Da casa dos meus pais para a kitinete, de lá para Londres, de Londres para a casa com o Má, de lá para outra kitinete até que, finalmente, chegamos - eu a e caneca - ao meu atual apartamento.

A história com a mug acaba 10 anos depois, assim como meu visto para os Estados Unidos.
Caneca de americano mesmo...
Hareshar!

Nenhum comentário: