quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sessões andrônicas

A minha mãe é sensacional mesmo....
Ela fez questão de buscar as teses impressas comigo. A alegria dela é contagiante e impressionante. Deu certo. Entrego tudo na sexta-feira, com banca agendadíssima para o dia 03 de março.

Ainda não tinha tido o sentimento de comemoração... Mas Norma imprimiu em mim, com cores fluorescentes, a sensação da celebração. Fui ao supermercado, comprei um Tosti italiano delicioso e quero fazer uma sessão re-re-re-assistindo “Titus”, de Shakespeare.

Fabrício me presenteou com o DVD no meu aniversário, na boca da qualificação. Eu com o dedo do pé quebrado e o prazo terminando, e ele sempre me ajudando... Ele é um desses amigos que todo mundo queria ter.
Resolvi deixar para assistir depois da entrega do texto, e tive uma daquelas noites maravilhosas.

É um filme incrível e não muito conhecido. Tem uma locadora de Bauru que colocou uma etiqueta no DVD, alertando que ninguém gostou do filme! Fá me levou lá pessoalmente para conferir a heresia. Milena, a atendente, disse que todos reclamaram de terem locado “Titus”. Detalhe: é dos filmes que eu mais amo!

Já assisti todas as adaptações do dramaturgo inglês que eu pude. “Titus” foi uma das primeiras peças escritas por ele, mais ou menos em 1590. A direção e roteiro são de Julie Taymor, e é seu primeiro filme. A americana dirigiu, depois, “Frida” e “Across The Universe”.

Anthony Hopkins é Titus Andronicus, no melhor papel que eu vi ele fazer. Tem cenas em que ele até faz aquela boquinha sinistra do “Silêncio dos Inocentes”, sabe? Jessica Lange está toda tatuada na trama. Linda. O cenário mistura uma metrópole moderna com uma Roma antiga com florestas européias labirínticas.

A história traz os temas shakespeareanos: vingança, ódio, amor, poder, luxúria e família(s). Tem cenas chocantes. Tem cenas de teatro. Tem imagens de cortar a respiração.
E são várias.

O filme é longo, com quase três horas. Quando aluguei da primeira vez, também por indicação do Fá, eu assisti, terminei, mudei de poltrona e vi novamente. Assim, de cara, na lata, com vinho.

Fiquei chocada, indagada, apaixonada, impressionada, emocionada.
Ainda fico...





Nenhum comentário: