terça-feira, 22 de setembro de 2009

As imagens que me restaram


A Intervídeo fechou. Uma das locadoras mais antigas de Bauru, fez parte da minha infanto-juventude desde quando minha mãe comprou um videocassete Panasonic do Paraguai, um luxo na época. A atendente Andréa continuava lá, o dono Luís vendeu para outro Luís, mas a Intervídeo não resistiu ao aluguel do imóvel e, com certeza, a diminuição da locação dos filmes, agora assistidos via internet.

Recebi o email falando sobre a liquidação do acervo. Nem fiz lista, mas fui lá conferir com minha mãe. Encontrei Fabrício – o que era quase certo. Eu mesma nunca fui de comprar filmes para mim. Lá, porém, não tinha como resistir. Vários DVD´s estavam com o preço de uma locação: cincão. O resto, era 8, 10 ou mais reais. Mas os melhores já haviam sido vendidos, claro.

Consegui achar nove, que somaram 65 reais. A lista das novas aquisições, para quem quiser emprestado:

- Cidade Baixa: os três, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Alice Braga, em um triângulo amoroso muito sensual. Lembro de alguns momentos, e vai ser bom re-re-assistir.
- “Coisa Mais Linda – Histórias e Casos da Bossa Nova”: não conheço, mas gosto de tudo que envolve o Rio de Janeiro entre as décadas de 50 e 70.
- Carne Trêmula: tem uma cena de sexo belíssima. Acho que comprei por causa dela.
- Hamlet (com Ethan Hawke): era o único shakespeareano que tinha disponível. E era R$ 5. Não tem muita qualidade, não. Se alguém quiser uma linda adaptação do Shakespeare, eu tenho a melhor: “Titus”, presente do Fá.
- “O Labirinto do Fauno”, do Guilherme Del Toro. De babar. Não tem como não gostar.
- “Amarelo Manga”, do Cláudio Assis. Da primeira e única vez que assisti, precisei parar a cena do abate de um gado porque passei mal literalmente. Não sei se consigo, mas quero encarar novamente.
- “Irreversível”: outro filme que abala qualquer estômago mais sensível. Duas cenas pesadíssimas e muito longas, que mexem comigo sempre que vejo. E já vi várias vezes – sempre passa no Telecine Cult. A primeira, do espancamento protagonizado pelo Vicent Cassel; outro do estupro da belíssima Monica Belucci.
- Wall-E. Aaahhh... Eva, Eva...
- E o mais caro de todos, dezlão, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”: sei de cor, cresci com esse filme na seção da tarde em uma época sem nem videocassete. Eu e minha irmã fazíamos as coreografias, e eu tentava aprender inglês nas músicas (única parte não-dublada dos filmes que iam para a tevê). Agora, tenho acesso a assisti-lo com áudio em inglês. Parece outro filme, mas que me transforma na mesmíssima menininha dançante sempre que John Travolta e Olivia Newton-John começam a encenar Summer Nights. “Tell me more, tell me more...”. Alguns filmes e músicas voltam o tempo da vida.

2 comentários:

Guilherme Santana disse...

Adoro Labirinto do Fauno.
Eu estou numa onda de ver esses filmes...digamos menos atuais.
auehuahueua
Sempre quis ver Grease, Noviça Rebelde, etc.. essas coisas com Audrey e por aí vai. Me empresta Grease? Terça que vem devolvo seus dois livros, não posso esquecer mais!

Unknown disse...

Eu também vou sentir falta da Intervideo... schuif... eles tinham um site (era possível consultar os filmes que você já alugou)? Sabe a URL? Sabe se ainda está no ar?