segunda-feira, 13 de junho de 2011

Diversificando



Começo, amanhã, aulas para terminar o semestre da disciplina Extensão Rural para o pessoal de Agronomia da UEL. A afinidade com o tema já vem de tempos: fui responsável por fazer a página Rural do JC de Bauru por quase dois anos, fiz uma monografia sobre o MST no mestrado e dei aula de Comunicação Rural na Unesp de Bauru, para as turmas de Jornalismo, RP e Rádio e Tv.

Lidar com os futuros agrônomos (no masculino porque, pelo que sei, a maioria é homem) deveria gerar medos. Talvez seja o salto mais alto que já dei em termos de “interdisciplinaridade”. Já trabalhei com turmas de Relações Internacionais e em todas as áreas da Comunicação. A única que me trouxe problemas foi Publicidade e Propaganda, na Unip de Bauru, acho que em 2008. Mas o calo não era a turma ou o curso – era uma aluna afetada.

Agrônomos, pelo que sei, tem uma área de atuação bem ampla e diversificada – mas em algumas universidades predomina o clássico filho de fazendeiro. E eu jornaleira, vegetariana, pró-reforma agrária, contra rodeios... Paulo Freire vai como meu mentor espiritual e intelectual na jornada.

De uma coisa, eu sei: só de andar por outros ares daquele grande campus já valerá a pena. Na UEL, cada departamento/centro fica confinado em seu próprio microcosmos. Vou para as agrárias sem receio algum.

Nenhum comentário: