domingo, 22 de novembro de 2009

O forno e suas possibilidades

Coisinha fácil de fazer, e para quase toda hora. Pode acompanhar qualquer comida, virar um apetizer ou um antipasto para deixar curtir até o outro dia. Aliás, berinjela é que nem pizza: fica ótima no dia seguinte.
Dá para calcular uma para cada pessoa que for comer. Corte as berinjelas ao meio, verticalmente, e pique cada metade em pedaços do tamanho de um dado. Jogue em uma assadeira e misture bem com muito azeite e uns bons dentes de alho espremidos. Salpique sal e pimenta do reino, se gostar.
Leve ao forno, mexa umas três vezes com uma espátula, virando e deixando o aroma perfumar a cozinha. No começo, coloque o fogo alto, mas quando começar a assar, abaixe.
Para quem é mais light, depois de pronta, pode até escorrer em um papel. Para quem é exagerada feito eu, deixa arder, porque o azeite da berinjela vai combinar perfeitamente com um talharini, ou com um simples tomate cortado e queijo para comer com pão integral. Pode colocar de lado umas azeitonas, umas castanhas, acompanhadas de um bom Malbec argentino, e você tem uma refeição gastronomicamente praticamente completa. Talvez a abobrinha italiana, nesta mesma receita, também fique boa. Vou experimentar.

Os outros legumes também dão certo no forno, mas com outras artimanhas. Eu gosto de fazer batata, mandioca ou mandioquinha (que é chamada de mandioca-salsa no Paraná) embrulhadas no papel alumínio com um pedaço de manteiga. Dá para colocar em temperatura máxima e ir tomar banho tranquilamente. Quando ficam prontas, é só jogar sal e pimenta do reino, ou até arriscar um queijo - qualquer um.

Comida de forno é prática, saudável e não suja muito talher. É para se explorar.

Um comentário:

Unknown disse...

GOSTEI DAS BERINGELAS,FAREI.ABRAÇÃO FORTE.