quarta-feira, 1 de julho de 2009

Blog Ploc Spot Boom!


Olho, penso e me interesso por eles há um tempinho. Que me lembre, a invasão do Iraque em 2003 é a memória mais antiga que tenho do que poderia representar esta ferramenta de comunicação no mundo.
Depois tive amigos com blog: LuBru, Thiago Roque... Mais tarde, minha prima Karen botou a família na rede.

Eu mesma só comecei um pra valer não faz nem um ano, mas já virei blogueira assumida. E saiba que, se você ainda não presta atenção em blog, é só uma questão de tempo para perceber as maravilhas e dilemas que ele traz.
O crescimento dos blogs é inevitável: estão lá, facilmente acessados, atualizados, personalizados, comentados por qualquer um – até no Irã. E tem tanta coisa interessante...

Ouvi falar que este Twitter que tanto faz sucesso (mas não me interessei nem um pouco) é uma versão curta do blog, geralmente com uma frase ou pergunta. Nada a ver. O bom dos blogs é ver a foto, o texto, os parágrafos, as imagens, as paradas de cada um. Por mais profissional que seja, o blog é sempre pessoal.

Acompanho quase que diariamente alguns blogs:

- ah, este é especial. O Fabrício (
http://seresdespanto.blogspot.com) é o arquiteto que mais sabe sobre cinema no mundo e felizmente cedeu à minha insistência. Resultado: segure o fôlego e entre no incrível jogo de palavras dele. Fá é tão apaixonante na escrita quanto é pessoalmente.

- ah, este é novo na minha lista. Rogério Fischer (
http://fischer-blogdofischer.blogspot.com), jornalista que ainda não conheci pessoalmente, mas é como se conhecesse. Das conversas por emais, fomos para o blog, e parece que agora somos amigos. Escreve deliciosamente bem sobre tudo. E tem levantado boas questões sobre o fim da obrigatoriedade de diploma para jornalistas.

- ah, este é profissional. Rodrigo Vianna (
http://www.rodrigovianna.com.br) é grande jornalista, e todos sabem. Mas é, também, cunhado da minha grande amiga Van, tio dos gêmeos lindos, fisicamente parecido com o Fernando... E é quem melhor utiliza o blog como extensão da atividade jornalística. É incrível: mesmo quando não concordo com Rodrigo, fico presa daquele texto bom, naquela argumentação consolidada, no seu jeito claro e inteligente de discutir as coisas.

- ah, este é dos meus pimpolhos. Ainda está começando, mas já é lindo. Os alunos de primeiro ano da Unip (
http://www.campus014.com.br) romperam todas as barreiras de limitação da universidade e organizaram seu blog, com editorias, revisor etc etc. Um mérito e uma conquista. Agora, mais do que nunca, é preciso fazer, fazer, fazer.

- ah, este é o da minha prima querida. A Karenlândia (
http://nakarenlandia.blogspot.com) foi dos primeiros blogs de pessoas próximas que eu realmente acompanhei. Ela é uma dessas jóias raras de inteligência, humor e charme que passa para o texto facilmente. E a Ká é didática, sempre traz dicas, listas, questionários... Um barato! (Precisa atualizar, prima!)

- ah, e tem o dos alunos individualmente. O Luiz (
http://lcacoman.blogspot.com), a Iara (http://eentaoeisso.blogspot.com), a Marcella (http://etcetantos.blogspot.com) e alguns perdidos entre formatações do meu computador.

- ah, o blog que me liga à Inglaterra... Ali (
http://theresearchforum.blogspot.com), coordenador do mestrado que fiz em Londres e meu amigo, montou este blog incrível sobre pesquisa acadêmica. Eu, outros ex-alunos e colegas de Ali, de vários lugares principalmente da Europa, fazemos parte desta lista veiculada também por email onde trocamos vídeos, discussões, textos, opiniões sobre assuntos importantes – principalmente ligados à política. É muito bom voltar a ter uma perspectiva de quem está lá, no meio do turbilhão. Ali acaba de mandar um texto sobre o Irã. Ele estava lá.

- ah, e uma surpresa que achei não sei como, nem onde, nem quando. Para mostrar como a rede é, sometimes, randômica. Um blog feminino sobre os dilemas dos 30´s (
http://3xtrinta.blogspot.com).

- ah, tem vários outros, nem dá para listar todos. E este meu, pobrezinho, coitado, que precisa de uma revisão geral na lataria e no motor depois de mais de 100 textos postados.
Em breve.

Um comentário:

Marcella Moreira disse...

Oi Má!
Confere o Blog do Marcelo também. Ele tá com ciúmes pq vc não acompanha o dele, rs, brincadeirinha. Mas o link é: http://epifaniasjornalisticas.blogspot.com/
Disseram que tenho escrito melhor... se é verdade não sei, mas disse que tenho lido mt o que vc escreve e tô tentando aprender, rs.
Bjnhs.