Não é brincadeira nem lenda nem boato. Meu aluno Auber, que tem um humor interessante, havia me contado que os jornais de Londrina não eram publicados em alguns dias dos feriados de fim de ano. Na hora, eu caí na gargalhada, juro mesmo. Fiz um paralelo na hora com aquelas piadas do português que não abre o restaurante no horário do almoço.
Mas é verdade. Folha de Londrina e Jornal de Londrina, o JL, não são publicados nos dias que circulam o 25 de dezembro. Eles ainda avisam, na capa, a futura ausência sem a menor explicação dos motivos, e desejando um feliz natal.
Como explicar isso em uma cidade como Londrina? Eu realmente não sei. Mas sei que, se isso acontecesse em BauruCity, o povo ia fazer piquete na frente do Jornal da Cidade e do Bom Dia. É feriado: dia de ler o jornal com calma, se informar, ver como estará o trânsito para a volta, conferir o horóscopo astral, o cinema, o que abre, o que fecha... Jornal é serviço, não é luxo. Precisa estar todo dia nas ruas.
Queria que alguém me explicasse o feriado jornalístico na pequena Londres. Não vou falar que eu, quando jornalista, gostava de escolher entre natal e réveillon, carnaval ou páscoa, mas é algo que nem se discute.
Mais do que uma piada, é uma pena.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Sorry, we are closed
JL do dia 23, anunciando o fechamento dos dias 24 e 25, retornando apenas na tarde de 26 com a edição de domingo, dia 27. E a Folha, do dia 24, avisando a ausência dos dias 25 e 26.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quando você me perguntou sobre isso eu tinha certeza que ia virar um post! ahuheua
beijos
boas festas!
Postar um comentário