Receitinha fácil, gostosa, saudável, divertida e econômica. Foi minha saída, porque aquela abobrinha árabe recheada, que todos tanto amam e que minha mãe faz com maestria, é impossível. Ou você nasce com o dom de retirar o miolo sem furar a casca, ou vai acabar fazendo um “virado” de abobrinha.
Vamos lá.
Ao entrar na cozinha, aqueça o forno. Corte quantas abobrinhas você quiser no sentido do comprimento dela, e retire o miolo da leguminosa com uma colher pequena, mas não tire muito - só a polpa mesmo. A abobrinha ficará parecida com barquinhos de Veneza.
Coloque as “embarcações” viradas com o casco para cima em uma assadeira, e ponha no forno para que cozinhe um pouco e perca a água abundante.
Abra seu vinho. Eu gosto de tinto, porque acompanha tudo. O Pinot Noir, do Caminho Del Sur, é maravilhoso e acessível.
Pique uma parte do miolo da abobrinha bem pequenininho, e misture com alguns dentes de alho amassados, azeite, um pouco de sal e pimenta (eu uso a branca, moída na hora).
Com uns 15 minutos de forno, a abobrinha já está quase ótima. Tire do forno, vire as barquinhas para cima, use um fio de azeite na assadeira para não grudar, passe a mistura de alho nas “barquinhas” e devolva ao forno.
Mais um pouco de vinho.
Agora, comece a pensar no recheio das abobrinhas. Abra a geladeira e faça sua combinação.
Algumas sugestões: coração de alcachofra, cream-cheese e tomate cereja; mussarela, milho verde, majericão e molho de tomate; palmito, cenoura ralada, mussarela e requeijão; ervilhas congeladas, gorgonzola e mussarela de búfala; grão-de-bico cozido, tomate picadinho, pimenta síria e queijo; brócolis, alcaparra e cream cheese.
Mas é claro que tem também aquelas coisas que eu não como: bacon, peito de peru, frango, carne moída, atum, presunto magro, gordo, de Parma, de Minas...
Tire novamente as abobrinhas do forno, já com aquele cheiro maravilhoso do alho com azeite, e complete as barquinhas com seu recheio. Eu costumo completar cada uma delas com uma combinação diferente. Salpicar curry por cima do recheio dá um sabor e cheiro deliciosos à abobrinha. Parmesão também fica ótimo – principalmente quando cai na assadeira e fica torradinho.
Volte ao forno suas barquinhas prontas, agora no fogo baixo.
Derreteu o queijo, está pronto.
Quando for receber alguém, também dá para deixar tudo pronto até a parte do recheio. Na hora, é só colocar no forno.
Ou não.
Ps. Para quem gosta de cozinhar, assistam ao programa “Larica Total”, no Canal Brasil, toda sexta, meia-noite e meia, que é um absurdo de engraçado. Solteiro, já fez os seguintes pratos: YakiSOBRA e Sushi de feijoada! Hilário.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Vou tentar a abobrinha hj, minha linda. Saudades de vc. Não te esqueço.
Postar um comentário